Quaest: 49% veem Lula mais forte após encontro com Trump nos EUA

A Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) o mostra que 49% dos entrevistados acreditam que o presidente Lula saiu mais forte politicamente após o encontro com Donald Trump na sede da ONU. Para 27%, Lula saiu mais fraco, e 10% consideraram que ele permaneceu igual. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 2 e 5 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Apesar da recente crise nas relações entre Brasil e Estados Unidos, agravada por tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, o clima entre os dois líderes começou a mudar após a reunião na ONU. Trump chegou a elogiar Lula publicamente, dizendo ter tido “excelente química” com o brasileiro. Antes mesmo do telefonema entre ambos em 6 de outubro, 51% dos entrevistados achavam que os dois “vão se dar bem”, enquanto 36% discordavam.

A pesquisa também revelou que 65% dos entrevistados defendem uma postura amigável de Lula diante das ações de Trump, número superior aos 58% registrados em agosto. Em contrapartida, 25% preferem uma atitude mais dura, queda em relação aos 33% anteriores. Sobre os próximos passos, 46% acham que Lula deve buscar nova reunião com Trump, enquanto 44% acreditam que ele deve agir com cautela.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana