O PT vem dando sinais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que deve apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. A informação é da CNN Brasil.
De acordo com a publicação, Lula teria ligado para a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, para questionar a parlamentar como a bancada do partido avaliava o nome de Motta. Na oportunidade, Gleisi teria dito que ele não enfrentaria nenhuma resistência.
Ainda segundo a CNN, o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), chegou a participar do processo que levou Marcos Pereira (Republicanos) a desistir da sua candidatura para apoiar Hugo Motta.
Além disso, o PT estaria empenhado em tentar convencer Elmar Nascimento (União Brasil) a desistir da candidatura para que Motta seja o nome de consenso na Casa.
Já de acordo com a coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles, a tendência é que Lula apoie Motta na disputa. A oficialização ainda não ocorreu por conta de uma resistência do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que defende a candidatura do deputado federal Antônio Brito (PSD-BA).