PSDB e PDT buscam fusões ou federações para evitar a cláusula de barreira

A fim de evitar a cláusula de barreira nas próximas eleições de 2026, partidos como o PSDB e o PDT buscam negociar fusões ou federações para sobreviver. Ao todo, 11 partidos estão próximos a linha de corte que será estabelecida. As informações são de O Globo.

O critério para um partido obter verba pública e tempo de TV para 2026 exige pelo menos 13 deputados federais distribuídos em um terço dos estados ou 2,5% dos votos válidos nas eleições à Câmara, espalhados por um terço ou mais das unidades da federação, com um mínimo de 1,5% dos votos válidos em cada uma.

O PSDB negocia fusão com Podemos e Solidariedade. O objetivo é eleger 40 deputados em 2026. Outras siglas, como PSOL-Rede, também discutem estratégias para sobreviver às exigências crescentes.

O Cidadania sairá do grupo com o PSDB. A Rede avalia deixar a federação com o PSOL e o PV estuda se continua com o PT e PCdoB. O PSB negocia uma federação com PDT, Rede, PV e Cidadania.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia