PSD quer ministério maior e ameaça romper com governo Lula

A bancada do PSD na Câmara dos Deputados cobra um ministério mais robusto e ameaça romper com o governo Lula (PT) caso o pedido não seja aceito. O partido tem o comando de três pastas: Minas e Energia, Agricultura e Pesca.

De acordo com deputados ouvidos pelo Uol, a bancada quer trocar Pesca e Aquicultura comandada pelo deputado André de Paula (PSD-PE). Na avaliação deles, o partido precisa de uma pasta que dê “mais resultados” nos estados para a reeleição dos parlamentares em 2026. A estrutura tem um orçamento baixo (R$ 356 milhões, previsto na lei orçamentária de 2024) e pouca capilaridade em estados e municípios.

O mau humor dos deputados é resultado de um conjunto de acontecimentos. A gota d’água para estremecer a relação foi a rejeição do PT ao líder do partido, Antonio Brito (PSD-BA), na disputa pela presidência da Casa. Os petistas escolheram apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), indicado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

“O partido considera que houve uma traição do PT ao líder Brito. Além disso, uma boa parte da bancada acha que o governo vai mal nas questões econômicas e pautas ideológicas”, disse o deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR).

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho