Proposta para mudar tamanho de bancadas será pautada pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) irá pautar uma proposta que prevê que o tamanho das bancadas seja alterado de acordo com os resultados do Censo Demográfico de 2022. Caso o texto avance no Congresso, sete bancadas estaduais teriam aumento no número de integrantes, enquanto outras sete perderiam cadeiras. A medida valeria a partir de 2027. As informações são de O Valor.

“Vai ser uma prioridade nossa. Se não regulamentarmos, o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] vai fazer”, disse a presidente da CCJ, Caroline de Toni (PL-SC).
As bancadas federais dos estados da Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul perderiam dois integrantes cada uma. O Rio de Janeiro teria a menos 4 parlamentares, passando de 46 para 42. Alagoas e Pernambuco elegeriam um deputado a menos.

Já os Estados do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins manteriam o tamanho das bancadas.

Desde 1993, que não é feita uma alteração como essa. O Supremo Tribunal Federal (STF) já deu prazo até 30 de junho de 2025 para que a correção seja feita. Se o Congresso não aprovar a lei complementar neste prazo, o TSE deve determinar o número de deputados de cada Estado e do Distrito Federal até 1º de outubro de 2025.

Related posts

Vereador João Cláudio Bacelar celebra entrega da nova Rodoviária de Salvador em Águas Claras

Velório de Alan Sanches acontecerá no Salão Nobre da Alba; sepultamento será no domingo (18)

Morre Alan Sanches, deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador