Projeto de Carlos Muniz combate vandalismo e receptação de cabos e fios metálicos

O vereador Carlos Muniz (PTB) apresentou, na última quinta-feira (23), um projeto de lei que visa combater o furto e receptação de cabos e fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas em Salvador.

De acordo com a proposição parlamentar, serão considerados produtos de crime para fins de aplicação das penalidades administrativas os materiais encontrados nos estabelecimentos desacompanhados de notas fiscais de compra.

O PL estabelece penalidades administrativas para estabelecimentos que adquiram e pratiquem a receptação destes materiais. As penalidades podem ser multas, apreensão de mercadoria e cassação de alvará de funcionamento do estabelecimento comercial.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), 965 furtos de cabos e luminárias foram registrados apenas em 2022. A ação dos vândalos gerou, no ano passado, um prejuízo de R$ 1.325.000,00 ao erário municipal, de acordo com o órgão público.

“Não há mais como aceitar tantos prejuízos materiais à administração pública devido à ação de vândalos. Quem paga esse ônus é o contribuinte. Por isso, a mão estatal deve utilizar instrumentos para inibir tais práticas lesivas e criminosas. Esses vândalos são marginais e as empresas e comerciantes que adquirem estes materiais provenientes de roubos e furtos precisam ser administrativamente responsabilizados de forma exemplar”, diz Carlos Muniz.

*Com informações do site BNews

Related posts

Alckmin avisou a petistas que não será candidato em SP se for tirado da vice de Lula

Geraldo Jr. ressalta integração policial no lançamento da Operação Carnaval 2026

Casa de prefeita de cidade baiana é invadida e suspeito morre após troca de tiros