Prefeito de Cruz das Almas é processado após ofender deputado

A briga entre o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos) e o deputado estadual Robinson Almeida (PT) ganhou um novo capítulo.

Isso porque o parlamentar ingressou com uma ação judicial contra o gestor municipal após ter sido alvo de uma série de insultos pessoais e políticos.

Durante entrevista à Rádio Excelsior Recôncavo, na última quinta-feira, 26, o prefeito chamou o petista de “nigrinha de ponta de rua” e o acusou de desviar “dinheiro [de Cruz das Almas] para campanha [política]”.

“Essas falas ultrapassaram todos os limites da civilidade e da legalidade. Não é aceitável que um representante público use de ataques racistas, caluniosos e ofensivos para tentar desviar o foco do debate político. Não me calarei diante disso”, afirmou Robinson Almeida.

Para além das ofensas citadas, o prefeito Ednaldo Ribeiro também se referiu ao deputado como “João ninguém”, “fofoqueiro” e “mentiroso”, ao acusá- de propagar fake news sobre o pedido de empréstimo no valor de R$ 60 milhões feito pelo Executivo à Câmara de Vereadores.

Entenda o processo judicial
O processo movido pelo parlamentar se baseia ainda em três crimes tipificados no Código Penal: Calúnia (Art. 138), Difamação (Art. 139) e Injúria (Art. 140), além de Calúnia Eleitoral (Art. 324 do Código Eleitoral) – por acusação falsa de crime eleitoral, com intuito de atingir a imagem do parlamentar.

Ao usar o termo “nigrinha de ponta de rua”, o prefeito também fica passível de responder por injúria racial, crime inafiançável e imprescritível, segundo afirma o deputado estadual.

“Não se trata apenas de proteger minha honra pessoal, mas de impedir que a política se torne um espaço de violência verbal, desinformação e racismo institucionalizado. O debate de ideias é saudável. Ataques pessoais e calúnias, não. Racismo, muito menos”, enfatizou Robinson.

Related posts

Audiência sobre turismo em Itapuã reúne cerca de 250 pessoas no Malê Debalê

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

Saiba o que Putin disse a Lula sobre reunião com Trump