PGR instaura inquérito contra Eduardo Bolsonaro; Alexandre de Moraes será o relator

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é alvo de um inquérito instaurado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por supostas ações nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu que o relator do inquérito será o ministro Alexandre de Moraes, que decretou sigilo na investigação.

O pedido feito pela PGR se baseia nas publicações em redes sociais e declarações do parlamentar em entrevistas à imprensa. “Há um manifesto tom intimidatório para os que atuam como agentes públicos, de investigação e de acusação, bem como para os julgadores na Ação Penal, percebendo-se o propósito de providência imprópria contra o que o sr. Eduardo Bolsonaro parece crer ser uma provável condenação”, diz a Procuradoria.

O documento acrescenta que: “As evidências conduzem à ilação de que a busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa a interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal, em curso contra o sr. Jair Bolsonaro e aliados”.

O liberal anunciou em março uma licença do mandato para residir nos EUA, onde está desde o fim de fevereiro. Eduardo criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes, que também é relator do inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho