PGR deve apresentar alegações finais contra Bolsonaro nesta segunda-feira (14)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar, nesta segunda-feira (14), as alegações finais na ação penal contra o “núcleo crucial” da organização que tentou dar um golpe de Estado em 2022, após as eleições daquele ano. Um dos réus do inquérito é o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O documento deverá ser entregue pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF) e traz a posição do Ministério Público Federal. Após esta etapa, serão abertos prazos para que Bolsonaro e os outros sete réus no processo apresentem seus entendimentos, a última oportunidade para que os alvos do processo e a acusação apresentem argumentos, analisem provas e fatos apresentados durante a instrução processual.

A ação investiga a conduta de oito acusados. Além de Bolsonaro, também fazem parte do “núcleo crucial”: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.

Eles respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado.

Por conta da prisão do general Braga Netto, um dos réus do processo, os prazos correm mesmo durante o recesso do Judiciário, de 2 a 31 de julho.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho