Pedido de extradição de Zambelli chega à Itália

O pedido de extradição da deputada afastada Carla Zambelli (PL-SP) foi entregue à embaixada brasileira em Roma na madrugada desta quinta-feira (12). A representação diplomática será responsável por apresentar o documento formalmente às autoridades italianas. As informações são da CNN.

O processo foi acelerado pelo Itamaraty, após o Supremo Tribunal Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, enviar o pedido ao Ministério da Justiça na quarta-feira (11). Seguindo o trâmite oficial, o Ministério das Relações Exteriores encaminhou rapidamente o material ao exterior.

Zambelli foi considerada foragida após ser condenada a mais de dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio de um hacker. Ela deixou o Brasil e possui cidadania italiana, o que pode dificultar a extradição.

Apesar de haver acordo de extradição entre Brasil e Itália, a decisão depende de avaliação judicial. A deputada teve seu nome inserido na lista da Interpol e pode ser presa se for localizada. Ela declarou que pretende se apresentar às autoridades.

Related posts

CCJ de Salvador aprova projeto de Cezar Leite que veta material sobre transição de gênero para crianças

Ida de Jorge Araújo a Brasília reacende rumores sobre suplência de João Leão e de dança das cadeiras no PP em Salvador

COP30: países amazônicos anunciam monitoramento conjunto da floresta