Ao tomar posse como novo integrante do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), nesta terça-feira (23.12), em solenidade realizada no Gabinete da Presidência, o conselheiro Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho (Otto Filho) afirmou que sua vontade, ao ingressar na Corte de Contas, é de aprender e afirmou que está muito disposto a ajudar e a trabalhar. Logo após a assinatura do termo de posse, o conselheiro Marcus Presidio saudou a chegada do novo conselheiro, garantindo a ele que vai ser muito bem recebido e acolhido por todos no TCE.
O conselheiro-presidente afirmou ao novo conselheiro que todo o corpo técnico e os conselheiros, além do Ministério Público de Contas, estarão à disposição para ajudá-lo no que for preciso, mas alertou que não é fácil, “você vai ter que aprender”. E concluiu: “Seja muito bem-vindo. Tenho certeza que você vem a contribuir com o nosso Tribunal. Uma pessoa jovem, aguerrida, séria, determinado. Então, é motivo de muito orgulho recebê-lo. Tenha certeza disso. E aqui, às vezes, existem divergências, mas somos todos unidos em prol da Bahia. E o Tribunal tem avançado muito em enxergar o gestor, enxergar os seus funcionários. É muito mais além da aproximação com os gestores e a sociedade baiana”.
Num breve pronunciamento, o conselheiro Otto Filho, além de agradecer ao apoio de todos aqueles que o ajudaram a chegar até aquele momento, disse que chega ao para fazer o que fez durante toda a sua vida: “Trabalhar com afinco, com integridade, com compromisso, com humildade, mas também com muita coragem para fazer o que é certo e justo”. E acrescentou que pretende contribuir da melhor forma possível para implementar as mudanças “que são importantes para o nosso estado, para fazer o bem das pessoas, e para que os recursos públicos sejam aplicados e usados da forma correta de modo a mudar a vida das pessoas”.
O senador Otto Alencar também fez uso da palavra, para entre outras coisas, afirmar que ser conselheiro e julgar contas é uma responsabilidade muito grande. Observou que Otto Filho decidiu assumir tal responsabilidade “de observar bem a legislação, estar presente e ter essa capacidade de discernir aquilo que é correto, que é certo”. Também agradeceu ao presidente Marcus Presidio e a todos os conselheiro, pela boa receptividade demonstrada ao seu filho, e salientou que eles trilharão caminhos diferentes “ele no Tribunal e eu no Senado, mas sempre procurando fazer aquilo que seja melhor para o nosso estado e para o nosso País”.
O ato de posse, conduzido pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, foi restrito a poucas pessoas, entre as quais estavam a esposa do novo conselheiro, Renata Alencar, o seu pai, senador Otto Alencar, e sua irmã, Isadora. Para marcar o momento, o presidente Marcus Presidio solicitou à esposa do novo conselheiro que colocasse na lapela o broche com as iniciais do TCE, que todos os conselheiros ostentam. E também entregou a ele uma cópia do Regimento Interno do Tribunal e outros documentos que ele necessitará conhecer no desempenho de suas funções. O conselheiro Inaldo Araújo repassou a Otto Filho, um exemplar do Manuel de Auditoria.
A posse contou com a presença ainda, entre outros, do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), conselheiro Francisco Andrade Netto, do vice-presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, além dos conselheiros do TCE, Gildásio Penedo Filho (presidente eleito), Carolina Matos (corregedora eleita), Inaldo da Paixão Santos Araújo, que é também presidente eleito do Instituto Rui Barbosa (IRB), e da procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Camila Luz.
O conselheiro Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho tem 48 anos de idade e nasceu em Salvador, em 7 de julho de 1977, e é casado com Renata Alencar e tem dois filhos, Luiza e Diogo Alencar.
Foi eleito deputado federal (PSD) em 2018 (exercendo o mandato entre 2019 e 2023). Foi reeleito para a Câmara Federal em 2022.
Formado em administração, pela Universidade Salvador – Unifacs, com pós-graduação em Controladoria para Gestão de Negócios (Unifacs, Salvador, 1997 – 2000), em Política e Estratégia (Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Salvador, 2004), e tem também pós-graduação Lato Sensu MBA em Controladoria para Gestão de Negócios (Unifacs, Salvador, 2007 – 2009), além de MBA em PPP e Concessões (Fespsp – Fundação de Sociologia de São Paulo, São Paulo, SP, 2016 – 2018) e especialização em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento, BCIT, Vancouver, Canadá, 2001 – 2001.
Na sua carreira profissional foi diretor do Conselho da Associação Brasileira de Desenvolvimento, (ABDE)/Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, Salvador, foi presidente e membro do Conselho Administrativo da Desenbahia; presidente e membro do Conselho Administrativo do Fundo de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Fundese), e presidente da Desenbahia, Salvador (2015 – 2018).
É autor do livro “A Lenda de Guarini – O Caminho do Guerreiro” (Editora Presscolor, Romance, 2011).