Município de Ibirapuã, no extremo sul, ganha destaque na CBN Educa+ por fortalecimento da educação inclusiva

O secretário Sérgio Mendes explicou como a gestão  enfrentou a defasagem escolar e nivelou o aprendizado dos estudantes, fazendo alcançar um dos 40 melhores IDEBs da Bahia.

No programa CBN Educa+ da última quarta-feira (10), o convidado foi o professor Sérgio Mendes, secretário municipal de Educação de Ibirapuã, entrevistado pelas jornalistas Amanda Garcia e Fernanda Cruz. A conversa apresentou ao público a realidade educacional de um dos municípios que mais avançaram na Bahia nos últimos anos.

Localizada no extremo sul do estado, próximo à divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, Ibirapuã tem pouco menos de 9 mil habitantes, conta com 7 escolas e cerca de 2 mil alunos na rede municipal. Mesmo com estrutura enxuta, o município alcançou um dos 40 melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Bahia.

Questionado por Amanda sobre sua trajetória à frente da pasta, função que ocupa há 6 anos, Sérgio destacou o orgulho de ver o trabalho ganhar reconhecimento em todo o estado:

É satisfatório ver os frutos do trabalho sendo colhidos, passando as fronteiras e sendo visto por todo Estado. Prova disso é a prefeita Carla Chácara ter recebido um prêmio de gestão eficiente neste ano pela Band, no qual também está englobada a educação”, afirmou.

Foco na inclusão pós-pandemia

Durante a entrevista, Sérgio Mendes explicou que um dos maiores desafios da secretaria foi enfrentar os efeitos da pandemia no processo de aprendizagem. A defasagem entre ano escolar e conhecimento real dos estudantes exigiu uma reestruturação urgente.

A discrepância de conhecimento após o retorno presencial foi um alerta. Encontramos alunos do quinto ano que dominavam apenas conteúdos do terceiro. Nossa busca é nivelar isso, que crianças e adolescentes aprendam aquilo que cabe ao seu ano escolar, sanar o atraso, e estamos conseguindo”, garantiu.

O secretário também detalhou ações voltadas para o ensino integral, para a formação continuada dos professores e para o fortalecimento da educação especial e inclusiva, considerada por ele uma das bases essenciais para acolher, de forma responsável e humanizada, estudantes neurodivergentes e com deficiência.

Integração das famílias 

Outro ponto relevante tratado no programa foi a relação entre escola e famílias. Sérgio reconheceu que muitos pais enfrentam dificuldades que vão além da rotina, seja falta de tempo, baixa instrução, problemas financeiros, e que isso impacta diretamente no acompanhamento escolar das crianças.

Para enfrentar o cenário, a gestão implementou uma  uma política de atuação integrada entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, oferecendo suporte às famílias vulneráveis. Ele destacou também o Grupo Laço de Cuidado, projeto da prefeitura que promove rodas de conversa mensais com pais e responsáveis.

Sabemos que existe esse problema e nós, enquanto poder público, devemos ajudar. Nosso objetivo é aproximar a família da escola, ouvir, orientar, porque só assim vamos melhorar”, reforçou.

Sobre o programa

O CBN Educa+ é dedicado a apresentar experiências bem-sucedidas na educação pública e privada que merecem ser compartilhadas pela mídia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h, na CBN Salvador (107,9 FM), com transmissão simultânea nas redes sociais da emissora, pelo YouTube, Facebook e Instagram.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho