MPF investiga suposto esquema de ‘rachadinha’ praticado por Janones

O deputado federal André Janones (Avante-MG) é alvo de uma segunda investigação sobre a prática de “rachadinha” em seu gabinete na Câmara. O Ministério Público Federal (MPF-DF) abriu, nesta sexta-feira (12), um inquérito para investigar as denúncias contra ele.

O Supremo Tribunal Federal (STF) apura o caso desde dezembro de 2023. O primeiro inquérito criminal para apurar outros delitos como peculato e associação criminosa foi aberto pelo ministro Luiz Fux. No mesmo mês, o Conselho de Ética da Câmara também instaurou procedimento para apurar a conduta de Janones em seu gabinete.

No MPF, foi aberto um inquérito civil para averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado.Os assessores e ex-assessores de André Janones afirmam que ele operou um esquema de “rachadinha” no gabinete a partir de 2019, em seu primeiro mandato (2019-2022). A primeira denúncia foi feita por Fabricio Ferreira de Oliveira, que integrava o grupo político de Janones e trabalhou no gabinete entre fevereiro de 2019 e novembro de 2021.

A “rachadinha” é uma prática ilegal que consiste em o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impor a condição de que eles “devolvam” parte dos salários. Na maioria, são funcionários fantasmas, que nem vão aos gabinetes.

Related posts

Prefeitura lança Selo Camarote Sustentável e apresenta cartilha para o Carnaval 2026

Marcell Moraes e Paulo Câmara unem forças para acabar com fogos de artifício sonoros na Bahia

Senadores pedem quebra de sigilo bancário e fiscal da mulher de Moraes na CPI do Crime Organizado