MPF investiga suposto esquema de ‘rachadinha’ praticado por Janones

O deputado federal André Janones (Avante-MG) é alvo de uma segunda investigação sobre a prática de “rachadinha” em seu gabinete na Câmara. O Ministério Público Federal (MPF-DF) abriu, nesta sexta-feira (12), um inquérito para investigar as denúncias contra ele.

O Supremo Tribunal Federal (STF) apura o caso desde dezembro de 2023. O primeiro inquérito criminal para apurar outros delitos como peculato e associação criminosa foi aberto pelo ministro Luiz Fux. No mesmo mês, o Conselho de Ética da Câmara também instaurou procedimento para apurar a conduta de Janones em seu gabinete.

No MPF, foi aberto um inquérito civil para averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado.Os assessores e ex-assessores de André Janones afirmam que ele operou um esquema de “rachadinha” no gabinete a partir de 2019, em seu primeiro mandato (2019-2022). A primeira denúncia foi feita por Fabricio Ferreira de Oliveira, que integrava o grupo político de Janones e trabalhou no gabinete entre fevereiro de 2019 e novembro de 2021.

A “rachadinha” é uma prática ilegal que consiste em o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impor a condição de que eles “devolvam” parte dos salários. Na maioria, são funcionários fantasmas, que nem vão aos gabinetes.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho