Morre Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT na Bahia

O ex-presidente do PT da Bahia e vice-presidente nacional do partido, Everaldo Anunciação, morreu nesta quarta-feira (20), em Salvador. Ele foi internado no Hospital Santa Izabel, onde passou por um procedimento cirúrgico em decorrência de complicações relacionadas a um câncer.

Everaldo teve trajetória marcada pela militância política e pela atuação no PT. Foi vereador em Itabuna, presidiu a legenda na Bahia e disputou em 2020 a eleição para a Prefeitura de Ilhéus como candidato a vice-prefeito. Reconhecido pela capacidade de articulação e pela defesa das bandeiras petistas, Everaldo foi uma das principais lideranças do partido no estado.

Em nota publicada nas redes sociais, o presidente estadual do PT, Eden Valadares, lamentou a morte do correligionário. “Hoje um vazio se abre no coração da direção, da militância e dos filiados e filiadas do PT da Bahia e do Brasil: Everaldo Anunciação nos deixou”, escreveu.

Valadares destacou o papel de Everaldo na Ceplac, na CUT, nas campanhas eleitorais e na condução do PT estadual e nacional. “Sua determinação e compromisso com a luta dos trabalhadores e dos mais pobres são e sempre serão inspiração para a esquerda baiana. Sua voz a favor dos excluídos ecoará pelos tempos e nos guiará nos momentos de escuridão”, afirmou.

Jerônimo, Wagner e secretário lamentam morte

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se despediu de Everaldo em publicação nas redes sociais. “Que tristeza a partida do companheiro Everaldo Anunciação. O PT estadual e nacional perde um de seus maiores quadros, militante incansável que dedicou a vida a organizar nossa base, defender a democracia e lutar pelos direitos do povo. Caminhamos juntos em muitas lutas, inclusive em 2022. Sua lealdade, coragem e articulação foram essenciais para consolidar um projeto comprometido com a justiça social e a participação popular. Everaldo deixa um legado de luta e generosidade. Sua ausência dói, mas nos convoca a seguir firmes, honrando a história que escreveu. Minha solidariedade à família, aos amigos e à militância. Everaldo presente!”, disse.

O senador Jaques Wagner também lamentou a morte do companheiro. “Com grande tristeza acabo de receber a notícia do falecimento do companheiro Everaldo Anunciação, membro da direção nacional do PT, ex-presidente do PT na Bahia e liderança histórica do nosso partido. Everaldo será sempre lembrado por todos nós como uma voz forte na defesa da classe trabalhadora e por sua enorme contribuição nas lutas do PT na Bahia e no Brasil. Meus sentimentos e meu abraço solidário à família, aos amigos e a toda a militância do PT que teve a oportunidade de caminhar ao lado deste grande companheiro. Everaldo, presente!”, escreveu.

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, também lamentou o falecimento. “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do companheiro Everaldo Anunciação. Uma perda muita grande, sobretudo pelo ser humano de personalidade forte e aguerrida. Everaldo sempre foi um bom companheiro de luta e isso é consenso entre todos que tiveram oportunidade de caminhar com ele. Deixo registrado meus sentimentos e um abraço fraterno aos familiares neste momento difícil”, disse o secretário.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana