Morre Eliseu Neto, ativista da causa LGBTQIAPN+, aos 45 anos

O ativista da causa LGBTQIAPN+, Eliseu Neto, morreu aos 45 anos na última terça-feira (21). A informação foi divulgada pelo Cidadania, partido que Eliseu era filiado.

Em nota de pesar no seu perfil no X, a Comissão Executiva lamentou a “perda de forma precoce e irreparável”.

“O Cidadania lamenta comunicar com profundo pesar a perda de forma precoce e irreparável do companheiro @eliseuneto, psicanalista, psicólogo, ativista e psicopedagogo, esp. em Orientação Profissional e defensor dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e presidente do @diversidade23”, anunciou a nota do perfil do X, antigo Twitter.

Por meio das redes sociais, amigos, políticos e personalidades lamentaram a morte de Eliseu: “Que sua memória siga viva na luta pela igualdade de direitos, pela não discriminação e pelo direito fundamental de ser e de amar”, escreveu a deputada Erika Hilton; “Lamento profundamente a morte do ativista Eliseu Neto, que foi tão importante pra luta e pros direitos LGBTs no estado do Rio.

Ele foi um dos responsáveis pela formulação da nossa Lei Estadual de Homofobia. Meus sentimentos aos amigos e familiares do companheiro”, comentou a vereadora do Rio Mônica Benicio.

Ativista na luta pela criminalização da homofobia

Eliseu Neto foi um grande ativista na luta pelos direitos LGBTQIA+ no Brasil. Esteve a frente da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) no Supremo Tribunal Federal (STF), resultando na criminalização da homofobia, uma conquista histórica para a comunidade.

O ativista também lutou para derrubar a proibição de homossexuais na doação de sangue.

O pedido de ajuda antes da morte

Antes de morrer, Eliseu fez publicações nas redes sociais pedindo ajuda financeira para tratar a doença autoimune. Sua condição de saúde agravada culminou em sua morte prematura.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia