Milei pretende ampliar parceria comercial com Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse que pretende ampliar a parceria comercial com o Brasil, após ser indagado por jornalistas brasileiros sobre as relações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Continuaremos a manter uma relação adulta”, respondeu Milei.

A declaração foi feita nesta quarta-feira, 17, no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O encontro acontece em defesa do libertarianismo e da redução radical do papel do Estado.

“Trabalharmos juntos por nossa entrada na OCDE [organização que reúne países ricos] e ampliarmos a parceria comercial”, continuou Milei ao ser questionado sobre o que seria uma “relação adulta”.

Milei também criticou o que vê como uma adoção do “coletivismo” por líderes mundiais que colocaria o “Ocidente em perigo”.

De acordo com autoridades argentinas, Milei pretende continuar trabalhando com o Mercosul para reavivá-lo, com a intenção de fazer acordo com a União Europeia, cujas negociações estão paradas.

As autoridades também classificam como “bobagem” a ideia de que poderia haver uma ruptura entre Buenos Aires e Brasília, e rechaçaram a hipótese de se afastarem da China e do Chile, que também tem governo de esquerda.

Além disso, o grupo confirmou o desinteresse nos Brics e descreveu como organização política e não econômica, afirmando que não há razão para privilegiar determinados países em detrimento dos outros.

Related posts

Oposição no Congresso articula CPI para apurar fraude do INSS

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga, e cassação do deputado pode ser votada no 2º semestre

Vereador cogita deixar partido após federação União Brasil-PP