Michel Temer faz abertura do 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade em Salvador

O jurista e ex-presidente do Brasil, Michel Temer, está confirmado como palestrante da conferência magna de abertura da 3ª edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, com o tema “A Constituição Federal e o Momento Atual”. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no Palacete Tira Chapéu, em Salvador.

O Congresso é palco para reflexões, trocas de ideias e busca de soluções que impactam diretamente a sociedade, alinhando-se às demandas atuais de sustentabilidade e desenvolvimento responsável.

Durante seu mandato como presidente do Brasil (2016–2019), Michel Temer implementou medidas que marcaram a política ambiental brasileira. Um dos destaques foi a criação da maior unidade de conservação marítima do país, o Monumento Natural das Ilhas de Trindade e Martim Vaz e do Monte Columbia, estabelecido em 2018. A iniciativa colocou o Brasil em posição de destaque na conservação oceânica global, consolidando o compromisso com a preservação dos ecossistemas marinhos.

Em 2014, a Baía de Todos os Santos, em Salvador, foi reconhecida como sede simbólica da Amazônia Azul pela Associação Comercial da Bahia (ACB), ampliando seu papel na proteção da biodiversidade marinha brasileira.

A Amazônia Azul abrange a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país, uma área marítima que se estende com 5,7 milhões de quilômetros quadrados. A cidade baiana tornou-se, assim, um importante centro de articulação das políticas de proteção da biodiversidade marinha brasileira, alinhando-se com os objetivos nacionais de preservação da Amazônia Azul.

Temer é advogado, professor, escritor e político. Já ocupou cargos como deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, secretário da Segurança Pública e procurador-geral de São Paulo. Participou de fóruns internacionais como G20 e BRICS, implementou reformas estruturantes durante sua gestão presidencial e é autor dos livros: “Território Federal nas Constituições Brasileiras”, “Elementos de Direito Constitucional”. “Constituição e Política”, “Cidadania e Democracia”, “O Brasil no Mundo: Abertura e Responsabilidade” e o de poemas: “Anônima Intimidade”.

O Congresso é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), em parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE Bahia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.

Related posts

STF tem maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa

Temer analisa divergência de Fux no julgamento de Bolsonaro

Legislativo marca presença na posse da nova diretoria da ABI