Mendes critica proposta de mandato de 11 anos para ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou nas redes sociais, nesta quarta-feira,3, de forma contrária à proposta de limitar o mandato dos ministros do STF. Atualmente, eles ficam no cargo até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

A declaração acontece após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dizer que pretende propor um mandato de 11 anos para futuros membros do STF, através de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A expectativa é que o projeto seja apresentado ainda neste ano, após a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir a ministra Rosa Weber.

Nas redes sociais, Mendes comentou o que chamou de “tentativa de ressuscitar a ideia de mandatos para o Supremo”.

“É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa (contexto parlamentarista), entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, defendeu o magistrado.

“A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”, acrescentou.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia