O deputado Matheus Ferreira (MDB) apresentou projeto de resolução propondo a concessão do Título de Cidadão Baiano ao ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho. Segundo o parlamentar, o homenageado tem “demonstrado um compromisso notável com a Bahia, impulsionando um ciclo virtuoso de investimentos que são essenciais para a nossa competitividade econômica e para a qualidade de vida da nossa população”, desde que assumiu a Pasta. Ele ressalta que, “sob sua liderança, projetos de infraestrutura há muito aguardados foram destravados e acelerados”.
Natural de Murici, Alagoas, “o ministro Renan Filho construiu uma sólida carreira política como prefeito, deputado federal e governador de seu estado por dois mandatos. Sua gestão em Alagoas foi marcada pela recuperação fiscal e por investimentos recordes em áreas estratégicas como infraestrutura, segurança e educação — notadamente com o programa Escola 10, que inspirou o programa federal Pé-de-Meia, de grande impacto social também em nosso estado”, avaliou. O ministro é economista formado pela Universidade de Brasília (UnB).
Matheus justificou sua iniciativa por considerar o título de cidadão um meio de “reconhecimento à sua distinta trajetória pública e, de modo especial, à sua decisiva contribuição para o desenvolvimento da infraestrutura e da logística no Estado da Bahia”. Ele citou entre as ações que tiveram impacto direto para o Estado, o avanço das obras de duplicação da BR-101 e a retomada de investimentos para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)”. Para ele, “estes projetos são fundamentais para o escoamento da produção do agronegócio e da mineração, conectando o interior ao Porto de Ilhéus e, consequentemente, ao mercado global”. Matheus lembra que “tais iniciativas não apenas fortalecem nossa economia, mas também geram milhares de empregos e promovem o desenvolvimento regional”.
De acordo com o legislador, a concessão desta honraria “não é apenas um reconhecimento a um gestor público exemplar, mas também um ato de justiça e gratidão do povo baiano a um líder que, mesmo não sendo natural desta terra, tem dedicado seu trabalho e sua influência para promover o progresso de nosso estado. Por todo o exposto, contamos com o apoio dos nobres pares para a aprovação desta justa homenagem”.