Matheus Ferreira celebra o Dia Internacional da Juventude

Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Matheus Ferreira (MDB) destacou a passagem do Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta terça-feira, 12 de agosto. No documento, ele também exaltou os 11 anos da Lei 12.852/2013, que instituiu o Estatuto da Juventude, além de homenagear o “brilhante trabalho que o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e a Coordenação Geral de Políticas para Juventude da Bahia (Cojuve) vêm desenvolvendo em prol da juventude baiana”.

“Como deputado mais jovem da Assembleia Legislativa da Bahia e o segundo mais jovem do Brasil, assumo essa posição com a convicção de que nossa juventude representa o presente e o futuro da Bahia”, afirmou Matheus Ferreira. “É nosso dever assegurar que suas vozes sejam ouvidas, suas necessidades atendidas e que tenham um futuro mais inclusivo, com acesso à educação de qualidade, cultura, saúde, esporte e lazer”, acrescentou ele.

Na moção, o deputado explicou que o Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, a ONU mantém e incentiva, por meio do Programa Mundial de Ação para a Juventude, ações políticas para apoiar a melhoria da qualidade de vida dos jovens no mundo todo.

Na Bahia, Matheus observa que o marco fundamental foi registrado em 2008, quando o então governador Jaques Wagner implantou, de forma pioneira, a Coordenação Executiva de Juventude na Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

“Essa iniciativa representou um divisor de águas para o fortalecimento e a implementação de políticas públicas voltadas especialmente para a juventude baiana”, avalia. “Por isso, ao celebrarmos o Dia Internacional e Nacional da Juventude, também comemoramos os 18 anos das políticas públicas de juventude na Bahia e os 13 anos do Estatuto da Juventude, instrumentos essenciais para a defesa dos direitos e para o protagonismo das nossas juventudes”.

Ao concluir, o parlamentar solicitou que a moção seja dada conhecimento ao Conselho Estadual de Juventude (Cojuve); ao coordenador-geral de Políticas para Juventude da Bahia, Nivaldo Millet, e a todos os seus membros; à presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Chaves Brelaz; ao governador Jerônimo Rodrigues; e ao vice-governador Geraldo Júnior.

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”