Mais de 2,2 mil procedimentos odontológicos reforçam cuidado assistencial para filhos de trabalhadores e catadores durante o Carnaval de Salvador

Durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ultrapassou a marca de 2,2 mil procedimentos odontológicos voltados aos filhos de trabalhadores que atuam na festa e aos catadores de materiais recicláveis ​​coletados pelos programas Salvador Acolhe e Catafolia.

A atuação das equipes de saúde bucal reforça o compromisso intersetorial de levar assistência prestada a quem mais precisa nesse período de intensa mobilização na cidade. No espaço do Catafolia, iniciativa coordenada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), são realizadas diariamente ações de educação em saúde, escovação supervisionada no escovódromo e distribuição de kits odontológicos. A estratégia prioriza a prevenção, com orientações sobre higiene bucal e entrega de escova, creme dental e fio dental, ampliando o acesso à informação e incentivando hábitos saudáveis.

Já no Salvador Acolhe, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a estrutura conta com três odontomóveis e oito consultórios portáteis, garantindo atendimento clínico e procedimentos preventivos aos filhos e filhas dos trabalhadores que integram a estrutura do Carnaval.

Para a coordenadora de saúde bucal da SMS, Mylena Leal, a ação evidencia o impacto direto do serviço na vida das pessoas. “A odontologia vai muito além do tratamento. Durante o Carnaval, conseguimos oferecer orientação, prevenção e atendimento humanizado, mostrando que o cuidado com a saúde bucal é fundamental em qualquer contexto. Estar próximo dessas leis reforça o papel social do nosso trabalho e amplia o acesso ao serviço”, explica.

Ao avaliar os resultados da estratégia, o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, ressaltou o envolvimento das equipes e a importância da atuação integrada entre as secretarias para garantir a proteção social durante a festa.

“Cuidar de quem trabalha, de quem sustenta essa grande engrenagem que é o Carnaval e também de seus filhos é uma forma concreta de reconhecimento e valorizar essas pessoas. Estamos garantindo atendimento aos trabalhadores, aos catadores e às crianças que fazem todos parte desse contexto, garantindo dignidade, acesso e presença do poder público onde ele estar precisa. Esse resultado é fruto do planejamento, da integração entre secretarias e, principalmente, do compromisso das nossas equipes, que fazem a diferença os dias. O Carnaval também é tempo de cuidado, e nós estamos presentes para garantir a proteção e saúde para todos”, conclui o gestor.

Related posts

Flávio Bolsonaro ajusta tom e faz acenos a LGBTs, negros e Carnaval mirando o centro

Desfile pró-Lula alimenta direita, e aliados veem governo na defensiva em estratégia nas redes sociais

MPF arquiva pedido de investigação contra Bolsonaro por genocídio na pandemia