Maduro conversa com Lula e pede criação de bloco político latino aliado à Rússia e China

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sugeriu em discurso na Assembleia Nacional do país a formação de um “bloco político” de países latinos. Ele disse ter mencionado o tema em telefonema com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com os presidentes de Argentina e Colômbia, Alberto Fernández e Gustavo Petro.  

Maduro disse ainda que o “bloco” deve “convidar o mundo à integração e construção de novos polos de poder”, com aliança com os presidentes da China e Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin — a quem chamou de “irmãos maiores”, que funcionam em regime comunista.  

“Eu estava conversando com o presidente Lula da Silva por telefone outro dia. Eu falei pessoalmente com Gustavo Petro e Alberto Fernández. Está chegando um momento novo, um momento especial, para juntar os esforços e caminhos do povo da América Latina e Caribe, para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas”, disse.

O presidente venezuelano encerrou o trecho dizendo que se posiciona à frente da “batalha pela construção desta força independente e soberana”.

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”