Lula tem 51% de desaprovação dos brasileiros, diz pesquisa Quaest

Segundo pesquisa Genial/Quaest, 51% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Lula (PT) e 46% aprovam. O resultado da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) mantém a mesma porcentagem de agosto.

O levantamento foi feito entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 brasileiros acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Veja o resultado:

Você aprova ou desaprova o trabalho que o presidente Lula está fazendo?

Desaprova: 51%

Aprova: 46%

Não sabe ou não respondeu: 3%

A pesquisa diz que 31% avaliam como positivo o trabalho do governo, 28% como regular e 38% consideram negativo. Os que não sabem ou não responderam são 3%.

Na avaliação comparativa, 50% dos brasileiros acreditam que o trabalho do presidente está pior do que as expectativas. É um aumento de 5 pontos em relação ao resultado de agosto, quando a taxa era de 45%. Os que avaliam que o governo está dentro do esperado são 27%, enquanto 21% entendem que a atuação do governo está melhor do que as expectativas.

Relação Brasil X EUA

Entre as notícias que os entrevistados mais ouviram falar está a taxação de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelos Estados Unidos. Apenas 20% concordam com a medida do presidente Donald Trump, enquanto 73% acreditam que ele está errado ao impôr as taxas. Para 74% dos brasileiros as altas tarifas vão prejudicar suas vidas e 23% acham que não vai ter impacto nenhum.

Questionados sobre qual lado está fazendo o que é certo nesse embate com Trump, 49% concordam com as ações de Lula e do PT e 27% estão do lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Os que não concordam com as ações de nenhum dos dois são 15% e 9% não sabem ou não responderam.

Para 64% dos brasileiros o presidente Lula está certo ao defender a soberania do Brasil frente aos EUA, enquanto 26% consideram errado o posicionamento e 10% não sabem ou responderam. Já quanto à aliança comercial com os BRICS, 53% concordam e 29% não estão de acordo. Os que não sabem ou não responderam são 18%.

Related posts

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

Internado, Bolsonaro chegou a ‘ficar quase dez segundos sem respirar’

Diretor de agência do governo é preso em operação da PF contra rombo de R$ 1,5 bilhão