Lula demite nº 2 da Abin após escândalo de espionagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira, 30, o diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti. A exoneração ocorre um dia após a Polícia Federal (PF) revelar um esquema de espionagem paralela que funcionaria no órgão.

Moretti era visto como ligado ao governo anterior, comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e, apesar de não haver comprovação de seu envolvimento no escândalo de espionagem revelado pela PF, teria ficado em situação insustentável após a operação que revelou o esquema.

Na avaliação da PF, a atual gestão da Abin, hoje subordinada ao ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, teria interferido e até prejudicado investigações acerca de membros do governo Bolsonaro, Segundo a investigação, é possível a existência de um conluio entre a presente direção do órgão e a diretoria anterior.

Para o lugar de Alessandro Moretti, Lula nomeou o cientista político Marco Aurélio Cepik, até então comandante da Escola de Inteligência da Abin.

Related posts

Oposição no Congresso articula CPI para apurar fraude do INSS

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga, e cassação do deputado pode ser votada no 2º semestre

Vereador cogita deixar partido após federação União Brasil-PP