Lula critica STF sobre maconha: “Não precisa se meter em tudo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o Supremo Tribunal Federal após a decisão de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. A crítica do chefe do Executivo é de que a Corte “não precisa se meter em tudo” e que o tema deveria ser tratado pelo Congresso.

“Ela [a Suprema Corte] precisa pegar as coisas mais sérias da Constituição e virar senhora da situação. [O STF] Não pode pegar qualquer coisa e ficar discutindo porque cria rivalidade que não é boa para a democracia”, afirmou Lula nesta quarta-feira, 26, em entrevista ao UOL.

Apesar de criticar o STF, Lula afirmou que considera “nobre” que a legislação brasileira diferencie o tratamento dado “entre o consumidor, o usuário, e o traficante”. Os ministros ainda continuam debatendo critérios objetivos com a finalidade de diferenciar usuários de traficantes, como, por exemplo, a quantidade da droga que alguém pode portar sem ser enquadrado criminalmente.

“Eu vou dar só palpite, não sou advogado ou deputado. É nobre que haja diferenciação entre o consumidor, o usuário, e o traficante. É necessário que a gente tenha decisão sobre isso, não na Suprema Corte, pode ser no Congresso, para que a gente possa regular”, disse o petista.

Lula ainda disse que decisão da descriminalização deveria ser baseada em ciência, já que o tema é uma questão “de saúde pública, e não de segurança pública”.

“Cadê a comunidade psiquiatra desse país que não se manifesta e não é ouvida? Disse ao Barroso: ‘Por que não convoca reunião de psiquiatras e médicos?’ Não é código penal, é saúde pública. O mundo inteiro [está] usando derivado da maconha para fazer remédio”, opinou.

Related posts

Cardeal da Silva realiza 3º Cicloturismo em outubro com percurso de 35 km no Litoral Norte da Bahia

Seca na região de Irecê será tema de audiência pública em Brasília

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado