Lira obriga presença de deputados na segunda-feira para votações

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, editou um ato para obrigar a presença dos parlamentares na Casa nesta segunda-feira, 4. A intenção é avançar em pautas de interesse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes do feriado prolongado de 7 de setembro, na próxima quinta.

Normalmente, as sessões de segunda-feira são semipresenciais, com permissão para registrar presença através de um aplicativo de celular. Porém, para tentar garantir o quórum necessário para votar projetos de lei na terça, Lira decidiu antecipar a obrigatoriedade de presença para um dia antes.

Um dos projetos na mira de Lira é o que limita os juros do cartão de crédito e regulamenta o Desenrola, programa de renegociação de dívidas que já retirou 8 milhões de brasileiros dos órgãos de negativação.

Com a nova lei, o governo Lula pretende limitar em até 100% a taxa de juros anual do cartão de crédito, que chegou a 445,7% em meados de julho.

O outro projeto que Lira pretende avançar é o que prevê a tributação de casas de apostas esportivas, com a qual o governo Lula pretende arrecadar até R$ 12 bilhões, se aproximando assim do cumprimento das metas econômicas estabelecidas.

Nesse caso, a gestão federal pretende tributar cada casa de aposta em 18% da sua receita bruta, descontados apenas os prêmios pagos aos apostadores. Os clientes das empresas, por sua vez, serão tributados em 30% da premiação de cada aposta vencedora.

O plano do governo Lula é destinar a maior parte dessa arrecadação para a seguridade social e para o Ministério dos Esportes.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho