Leo Prates integra comissão especial que irá analisar PL dos Portos

O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) foi confirmado como membro da comissão especial que irá analisar o PL 733/25, que cria um novo marco regulatório para os portos brasileiros.

“Já começamos um debate com as partes interessadas na Comissão de Trabalho, que se estenderá para a comissão especial. Estes subsídios vão ser valiosos para se chegar a um consenso”, declarou Prates.

O projeto substitui a lei em vigor desde 2013. Com 151 artigos, o texto promove uma série de alterações na regulação, na precificação dos serviços, na contratação de mão de obra e no licenciamento ambiental.

Uma das principais mudanças é o licenciamento ambiental integrado dos portos públicos, o que dispensará as licenças individualizadas para a instalação de terminais portuários e de cruzeiros.

O texto também estabelece que os preços a serem praticados pelos terminais dos portos serão negociados livremente, desde que respeitadas as normas concorrenciais. Atualmente, as tarifas portuárias são estabelecidas ou supervisionadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Related posts

Cardeal da Silva sedia maior campeonato nacional de futebol de base e movimenta economia local

Secis implementa medidas de mitigação climática e sustentabilidade na Festa de Iemanjá

Vereadora de Salvador apoia e participa da maior manifestação nacional por justiça ao cão Orelha, em São Paulo