Leo Prates defende debate responsável e gradual sobre redução da jornada de trabalho em seminário na Bahia

Em meio às discussões sobre o futuro das relações trabalhistas no Brasil, o deputado federal Leo Prates (PDT-BA), presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, participou nesta quinta-feira (30) do seminário “Alternativas para o fim da escala 6×1”, realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador.

O evento, promovido pela Subcomissão de Jornada de Trabalho (Subjorna), reuniu representantes do governo, de centrais sindicais, do setor empresarial e da sociedade civil para discutir modelos alternativos à tradicional escala 6×1, que prevê seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso.

Durante o encontro, Leo Prates destacou a importância de construir o debate de forma responsável e participativa, considerando tanto a valorização do trabalhador quanto o equilíbrio para as empresas. “Nosso papel é ouvir todos os setores: trabalhadores, empresários e especialistas, para encontrar um modelo que seja sustentável e garanta qualidade de vida. É perfeitamente possível avançar em uma redução gradual da jornada, desde que o processo seja responsável e não gere desemprego. Esse é o espírito da Comissão do Trabalho: construir consensos e preparar o país para o futuro”, afirmou o parlamentar.

A presidente da subcomissão, deputada Érika Hilton (PSOL-SP), agradeceu a receptividade de Prates e ressaltou que a Bahia é um território simbólico para o debate sobre a redução da jornada. “Quero agradecer ao deputado Leo por nos receber aqui em Salvador. O Brasil inteiro está atento a essa discussão. Nosso intuito é ouvir todos os lados, governo, setor patronal e trabalhadores, para que o texto final seja equilibrado e represente os diversos interesses da sociedade”, disse.

O relator da subcomissão, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), também elogiou a condução da Comissão de Trabalho e afirmou seu compromisso com o debate. “A Comissão presidida por Leo Prates tem sido exemplo de produtividade e diálogo. Temos um desafio enorme pela frente, mas não podemos avançar sem reconhecer o valor social das empresas que mantêm empregos e garantem renda aos trabalhadores”, afirmou.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Hilton Coelho (PSOL-BA), Fabiola Mansur (PSB-BA) e Olívia Santana (PCdoB-BA), além das deputadas federais Lídice da Mata (PSB-BA) e Ivoneide Caetano (PT-BA).

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho