“Lava Jato foi um projeto de tomar o poder no Brasil”, diz Zé Dirceu em entrevista

Pronto para um maratona de compromissos em Salvador, o ex-ministro da Casa civil no governo Dilma, Zé Dirceu, foi o convidado do programa Isso é Bahia, da A TARDE FM, nesta segunda-feira, 3, onde falou sobre a extinção de ações da Lava Jato contra si no Supremo Tribunal Federal (STF) e se retornará para a vida pública.

Por 3 a 2, a segunda turma do STF aceitou o habeas corpus da defesa do ex-ministro e o absolveu das condenações, determinando a prescrição da punibilidade aplicada. Ele havia sido condenado pelo TRF4 a oito anos e dez meses de prisão.

“Esse processo foi feito para me prender. Me prenderam três vezes e o Supremo me soltou as três, porque as prisões eram ilegais. Eu disse ao Moro: ‘Eu não tenho nada a ver, o que estou fazendo aqui?’ Tanto não tinha nada a ver que a empresa [citada no processo de corrupção] foi absolvida. A Petrobras, consultada no processo, disse que não houve sobrepreço, não houve influência externa e não houve fraude. Por que eu fui condenado? Para me prender, porque queriam que eu delatasse o Lula”, explicou Dirceu.

“A Lava Jato foi um projeto político de tomar o poder no Brasil. Foi um projeto para destruir a indústria de prestação de serviços, que era uma das melhores do mundo. Se andasse pela América Latina, de 2006 a 2012, como eu andei, levando as empresas brasileiras, e eles criminalizar tudo isso. Qual o país que criminaliza um ex-ministro, um empresário, um presidente que vai abrir mercados para as empresas do país. Eu abri vários mercados como ferrovias, rodovias, hidrelétricas, aeroportos, refinarias…era o Brasil quem construía, hoje não é mais”, pontuou.

Zé Dirceu cumpre agenda em Salvador para um bate-papo sobre Democracia, Soberania Nacional, Transição Energética, Eleições 2024, junto à Federação Única dos Petroleiros (FUP). Evento será às 15h, no Auditório do Real Classic Bahia Hotel, na Pituba.

O ex-ministro também discute estratégias para as eleições municipais e concederá coletiva de imprensa às 17h, na sala Luís Cabral, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia