Justiça Federal absolve vereador gaúcho após falas contra trabalhadores baianos

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) absolveu o vereador Sandro Fantinel (PL), de Caxias do Sul (RS), que disparou declarações consideradas discriminatórias contra trabalhadores baianos. As falas ocorreram em 2023, durante sessão na Câmara Municipal, após o resgate de um grupo em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves.

Na ocasião, Fantinel afirmou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor” e aconselhou empresas da região a não contratarem trabalhadores do estado. Anteriormente ele havia sido condenado a três anos de prisão, perda do mandato e pagamento de R$ 50 mil de indenização.

A absolvição ocorreu após recurso da defesa. O relator, desembargador federal Luiz Carlos Canalli, considerou que não ficou comprovada a intenção consciente de praticar, induzir ou incitar discriminação. Para ele, as falas estavam protegidas pela liberdade de expressão prevista no artigo 5º, inciso IV, da Constituição.

O Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, ainda pode recorrer da decisão por meio de Recurso Especial ao STJ, Recurso Extraordinário ao STF ou apresentar embargos de declaração ao TRF-4.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana