A Justiça italiana marcou para a próxima quarta-feira (13) uma nova audiência para ouvir a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa há duas semanas em Roma após 55 dias foragida. Ela foi detida com base em um mandado de prisão emitido pelo Brasil, onde foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli está presa no complexo penitenciário de Rebibbia, na capital italiana, enquanto aguarda o desfecho do processo de extradição. A audiência ocorrerá na Corte de Apelação de Roma, primeira instância judicial italiana a analisar o caso. Mesmo após uma eventual decisão favorável à extradição, o Ministério da Justiça da Itália terá a palavra final.
No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar nesta semana a deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após perseguir um jornalista durante as eleições de 2022. O julgamento, suspenso em março após pedido de vista, será retomado nesta semana. Até o momento, seis ministros já votaram pela condenação de Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar.