O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), comentou a possibilidade da fábrica da BYD em Camaçari contar com toda produção de montagem ainda este ano. Ele marcou presença nesta terça-feira (1º), na inauguração da fábrica da montadora chinesa em Camaçari.
Num primeiro momento, a produção será de veículos elétricos e híbridos na unidade, realizada no sistema SKD/CKD, com kits enviados da China para montagem local. Nacionalização de componentes está prevista para ocorrer até o final de 2025, com instalação dos centros que vão fornecer esses componentes no próprio complexo do Polo de Camaçari.
O BYD Dolphin Mini será o primeiro modelo a ser fabricado na planta baiana, com previsão de nacionalização gradual dos modelos mais vendidos no Brasil, segundo a BYD.
“Dentro em breve, com certeza, a BYD vai dar data para inaugurar. Realmente eu sobrevoei, me reuni com eles essa semana, e eles apresentaram para mim que nós ficaríamos impactados, realmente. É o que nós vimos na China, eu vi em Shenzhen, vi na China o tempo, a rapidez com que eles fazem as coisas. A expectativa é que a gente possa, dentro em breve, ver o CKD funcionando, o SKD, e depois a montagem toda aqui dentro”, disse Jerônimo, em conversa com jornalistas.
“Tem as etapas que ele fez isso no contrato, e realmente hoje, 47 anos depois que o polo foi criado, eu vejo um protagonismo muito forte, mas não é um polo qualquer, é um polo que tem a vertente da transição energética, a inovação tecnológica, o uso de equipamentos que não podem ser chamados apenas de um automóvel ou um carro, é um equipamento diferenciado, porque ele vai ajudar a gente a descarbonizar a nossa economia”, destacou.