Ivana Bastos põe ALBA à disposição do Estado para combate à seca na Bahia

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, reuniu-se nesta segunda-feira (1º) com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, para discutir ações de segurança hídrica e mitigação dos impactos da estiagem devido à seca prolongada que tem atingido a região de Irecê e parte da Chapada Diamantina, na Bahia. 

“A situação já é de gravidade com a estiagem prolongada. Em alguns lugares, notadamente na região de Irecê e em parte da Chapada Diamantina, a perspectiva é de que as chuvas só ocorrerão no final deste ano. Temos que garantir a segurança hídrica da população e tomar providências para diminuir os efeitos danosos da seca, principalmente para os pequenos agricultores ”, alertou a presidente. 

Órgãos especializados apontam que esta é a pior seca desde 2017, quando 218 municípios foram declarados em emergência, afetando mais de 4 milhões de pessoas. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb) registrou queda de mais de 50% na produção informal de leite, além de prejuízos em setores como apicultura, café, banana, cebola e caju. O plantio de milho e feijão também está comprometido.

Participaram da reunião Wilson Cardoso, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB); Osni Cardoso, secretário de Desenvolvimento Rural; Maria Amélia Matos, diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); os deputados estaduais Robinson Almeida (PT), Eduardo Sales (PP), Raimundinho da JR (PL), Ricardo Rodrigues (PSB) e Luciano Araújo (Solidariedade); além dos prefeitos de Lençóis, São Gabriel e Souto Soares.

Além disso, nesta terça-feira (1), a ALBA aprovou quatro Projetos de Lei:

  • PL 25684/2025: Autoriza a concessão de subvenção econômica a empresas de transporte rodoviário metropolitano integradas ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), pelo prazo máximo de um ano.
  • PL 25719/2025: Cria o Estatuto da Mulher Parlamentar e ocupante de cargo ou emprego público no Estado da Bahia, estabelecendo medidas para prevenir e punir atos de assédio e violência política contra mulheres.
  • PL 25114/2023: Institui a Política Estadual de Conscientização da Segurança e Educação para o Trânsito, promovendo a convivência entre diferentes modais de transporte e a redução de acidentes.
  • PL 24680/2022: Denomina o Restaurante Popular da Liberdade como “Restaurante Popular Alaíde do Feijão” em homenagem à quituteira baiana.

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”