Itamaraty pede à Itália extradição de ex-assessor de Moraes

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) enviou à Itália, nesta segunda-feira (25), um pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, depois de uma denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspostos crimes cometidos enquanto ocupava o cargo no gabinete do magistrado.

Eduardo Tagliaferro foi denunciado pelos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Na semana passada, Moraes já tinha pedido a extradição do seu ex-assessor. A solicitação foi encaminhada ao Ministério das Relações Exteriores por meio do Ministério da Justiça.

Eduardo Tagliaferro é suspeito de compartilhar mensagens trocadas entre servidores do gabinete de Alexandre Moraes no STF e no TSE, entre maio de 2023 e agosto do ano passado, para a Folha de S. Paulo.

Em abril, ele foi indicado pela Polícia Federal por ter compartilhado informações de caráter sigiloso, como, por exemplo, petições e diálogos internos entre os servidores próximos ao ministro.

Related posts

Instituto Occasio transforma maternidade atípica em oportunidade de inclusão e geração de renda

Janeiro Branco: Unidade de saúde em Salvador promove momento de cuidado voltado aos próprios profissionais

Quando a terapia ganha o mundo: crianças do CER Barra vivenciam cuidado, descobertas e afeto fora do consultório