Irmão de governador do RJ é alvo de buscas da PF em operação sobre desvios em programas assistenciais

Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), é alvo nesta quarta-feira (20) de operação da Polícia Federal sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado.

Intitulada de Sétimo Mandamento, a operação conta com mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A PF investiga desvios na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020. 

Vinícius Sarciá é presidente do Conselho de Administração da Agência Estadual de Fomento (Agerio). Além dele, também foram alvos de buscas Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Governo, e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da Cedae.

A investigação aponta fraudes a licitações e contratos administrativos de assistência social. Em abril, o ministro Raul Araújo, do STJ, autorizou a abertura de um inquérito PF para investigar Castro pelo suposto envolvimento dele em um esquema de corrupção na época em que ele era vereador e vice-governador – também entre 2017 e 2020.

A PF afirma que, além de desviar recursos públicos, os investigados teriam direcionado serviços indevidamente a redutos eleitorais do grupo político do governador. A taxa de propina nos contratos variava entre 5% e 25% e, segundo a polícia, os pagamentos somam mais de R$ 70 milhões.

São investigados os crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. Policiais federais cumprem ainda sete medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal e seis medidas de afastamento de sigilo telemático.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho