Governo lança novo plano de vacinação nesta segunda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vão lançar nesta segunda-feira (27) o “Movimento Nacional pela Vacinação”. O objetivo do plano é ampliar o percentual de pessoas imunizadas com todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação dá início a campanha de vacinação contra Covid-19 para 2023, que contará com a utilização do imunizante bivalente da Pfizer. Os grupos de maior risco para a doença, e que receberam ao menos duas doses da vacina monovalente, receberão a bivalente. A atualização do imunizante protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Neste primeiro momento, serão vacinadas pessoas com mais de pessoas com mais de 70 anos; pacientes em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Durante o lançamento do plano, o presidente Lula será vacinado com a quinta dose de vacinas contra Covid-19. O evento ocorrerá em uma unidade de saúde localizada a 18 km do Palácio do Planalto.

O “Movimento Nacional pela Vacinação” focará ainda na ampliação da cobertura vacinal de todos os imunizantes disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). De acordo com o Ministério da Saúdem, em 2022, nenhuma vacina do PNI atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”