Governo da Bahia e Coreia do Sul fortalecem relações durante audiência entre o vice-governador e o embaixador

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representou o governador Jerônimo Rodrigues em audiência com o embaixador da República da Coreia no Brasil, Yeonghan Choi, realizada nesta terça-feira (28), em Salvador. O encontro marcou o fortalecimento das relações institucionais entre o Governo da Bahia e a República da Coreia, com foco em novas oportunidades de cooperação econômica, tecnológica e cultural.

Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de coproduções audiovisuais entre a Bahia Filmes e produtoras coreanas, com intercâmbio de profissionais e formação técnica inspirada no modelo de sucesso dos doramas e do K-pop. A proposta integra a estratégia do Governo da Bahia de impulsionar a economia criativa como vetor de desenvolvimento e projeção internacional do estado.

“A República da Coreia é um parceiro estratégico, que combina inovação, cultura e tecnologia. A Bahia tem potencial para estreitar ainda mais esses laços, seja na economia criativa, na mobilidade, na indústria farmacêutica, no turismo ou na agropecuária. Este é um diálogo de futuro”, afirmou o vice-governador Geraldo Júnior.

Outro ponto de destaque foi a apresentação da recente certificação da Bahia como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que abre novas oportunidades de exportação de carne bovina e produtos agroindustriais para o mercado coreano.

Na área do turismo, o vice-governador defendeu o fortalecimento do intercâmbio técnico entre a Secretaria de Turismo (Setur) e a Organização de Turismo da Coreia (KTO), visando desenvolver projetos que valorizem o turismo cultural baiano. O encontro também tratou da ampliação de parcerias entre setores produtivos da Bahia e empresas coreanas no campo da mobilidade, biotecnologia e cosméticos, aproveitando o potencial da biodiversidade local associado à tecnologia sul-coreana.

Geraldo Júnior ressaltou que a Bahia já mantém uma cooperação exitosa com a República da Coreia por meio da Bahiafarma, em parceria com a Samsung Bioepis, no âmbito das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). A iniciativa envolve a transferência de tecnologia para a produção de biofármacos de alta complexidade, fortalecendo a indústria farmacêutica baiana e promovendo inovação, emprego e soberania tecnológica.

A comitiva coreana contou com a presença do cônsul honorário da Coreia do Sul em Salvador, Ademar Lemos, e de representantes da Embaixada, entre eles o conselheiro Jihoon Kim e o adido comercial Sung Ho Kong. Participaram ainda da audiência dirigentes de secretarias e órgãos estratégicos ligados às áreas de desenvolvimento econômico, cultura, turismo, agricultura, ciência e tecnologia, e saúde, reforçando o caráter intersetorial da parceria.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho