Governo anuncia fim da isenção na importação de encomendas de até 50 dólares

O Governo Federal anunciou o fim da isenção de imposto sobre encomendas internacionais de até 50 dólares como parte de um esforço para taxar compras de gigantes varejistas internacionais.

A Receita Federal informou na terça-feira que a isenção nunca se aplicou ao varejo online, mas sim “para envios de pessoa física para pessoa física, mas vem sendo amplamente utilizado fraudulentamente, para vendas realizadas por empresas estrangeiras.

“Não haverá mais distinção de tratamento nas remessas por pessoas jurídica e físicas (hoje as remessas por pessoas físicas de bens com valor relevantes são absolutamente inexpressivas). Essa distinção só está servindo para fraudes generalizadas nas remessas”, disse a Receita em nota. Com isso as encomendas internacionais de até 50 dólares também ficam sujeitas à taxação atual de 60% sobre seu valor.

A medida deve beneficiar varejistas locais como Lojas Renner, Magazine Luiza e Mercado Livre, e é adotada após reclamações do setor sobre concorrência desleal de gigantes asiáticos como AliExpress, do Alibaba Group, Shein e Shopee.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia afirmado que o governo iria em breve adotar medidas tributárias visando aqueles que não pagam impostos como deveriam.

Related posts

Salvador sanciona leis que criam o Cadastro Protetor e garantem permanência de animais comunitários; medidas fortalecem políticas de bem-estar animal

Vereador João Cláudio Bacelar solicita instalação de estátua de Jimmy Cliff em ponto turístico de Salvador e apresenta moção de pesar

Em entrevista ao CBN Educa+, Pablo Roberto destaca prioridades e desafios na educação municipal de Feira de Santana