Gilmar Mendes ironiza cancelamento de visto dos EUA em evento no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ironizou, na última quarta-feira (6), a decisão do governo do presidente Donald Trump de cancelar o visto da entrada de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nos Estados Unidos.

As declarações aconteceram durante um encontro realizado na Biblioteca da Corte para o lançamento do livro ‘Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade’, escrito pelo próprio decano. A obra traz discursos da conferência realizada no ano passado, na Argentina, onde Mendes recebeu o título de Dr. Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires.

Nós temos falado em nossos desafios institucionais. Eu já tive a oportunidade de dizer que poderia estar contando [isso] em Roma, Paris e Lisboa, agora não em Washington”, disse.
A declaração provocou risos dos ministros Edson Facchin, Luis Eduardo Barroso e Flávio Dino e de outros membros da plateia. Mendes também se dirigiu ao ministro Barroso, que estudou e lecionou nos EUA.

Recentemente em Harvard, na Brazil Conference, poderíamos estar contando a história de uma debacle, da derrota do Estado de Direito, mas normalmente nós temos Estado nesses ambientes, contando a consagração, a vitória, a atuação da jurisdição constitucional, no sentido kelseniano de proteção da democracia”, afirmou.

Related posts

Salvador convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento de saúde

Motoristas de Salvador poderão pagar tarifa da Zona Azul em até 72h para evitar multas

Leo Prates participa do primeiro seminário nacional sobre o fim da escala 6×1