Geraldo Júnior se reúne com o Embaixador do Azerbaijão para discutir cooperação

A troca de experiências e tecnologias agrícolas é uma das prioridades discutidas na reunião entre as autoridades.

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) recebeu nesta segunda-feira (24) o Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, para estabelecer um diálogo e explorar áreas de cooperação entre a Bahia e o Azerbaijão. O encontro teve como foco identificar oportunidades de colaboração nas áreas de Agricultura, Cultura e Educação.

Durante a reunião, as autoridades discutiram as possibilidades de troca de experiências e o fortalecimento de laços comerciais e culturais. Na agricultura, foi abordada a troca de tecnologias e práticas agrícolas que podem beneficiar ambos os países. Já na Cultura, foram destacadas oportunidades de intercâmbio e parcerias para a promoção de eventos e atividades culturais que celebram as tradições de ambos os povos.

Na área da Educação, o encontro enfatizou a importância de programas de intercâmbio acadêmico e de capacitação profissional para estreitar o relacionamento entre as instituições de ensino dos dois países.

“Nestes 32 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Azerbaijão, são notórios os diversos avanços desenvolvidos entre nossos países, especialmente como parceiros comerciais. Em ambos os países, destacam-se indústrias químicas e petroquímicas de grande relevância, com o Azerbaijão se destacando na produção de petróleo e gás. Além disso, a posição geográfica estratégica do Azerbaijão, localizada em uma rota logística crucial que conecta o Brasil à Ásia e à Europa, posiciona o país como um elo fundamental entre o Leste Europeu e o Sudeste Asiático. Acredito que, por meio do diálogo e da cooperação mútua, podemos promover avanços significativos para nossos povos, e essas parcerias podem ser transformadoras para o desenvolvimento de nossa região”, disse Geraldo Júnior.

O embaixador Rashad Novruz também expressou seu entusiasmo com as discussões e reafirmou o interesse do Azerbaijão em estreitar os laços com o Brasil, especialmente com o Estado da Bahia, por meio de projetos que possam gerar benefícios mútuos.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia