Fim da reeleição? Wagner defende mandato presidencial de cinco anos

O senador Jaques Wagner (PT-BA) defendeu, nesta quarta-feira, 1º, uma reforma política que acabe com a reeleição no Brasil. O petista afirmou ser favorável a mandatos de cinco anos, sem possibilidade de reeleição, com unificação de todas as eleições no país.

“Para mim, tem que ser cinco anos. Sem reeleição, com coincidência total. […] Eu acho que a gente ficaria livre da reeleição que não fez bem ao Brasil e a gente ficaria livre dessa loucura de sair de uma eleição [e já começar a pensar na seguinte]”, disse o parlamentar, em entrevista ao Globo News.

Wagner argumenta que o modelo atual mantém o país em clima permanente de disputa eleitoral. “Você conhece outra conversa entre políticos que não seja eleição 2026? Ninguém aguenta, o país não aguenta viver, por que a gente está vivendo de eleição em eleição”, criticou.

Renovação de lideranças
O senador lembrou que, em 2022, abriu mão de disputar novamente o governo da Bahia para favorecer a renovação política, o que resultou na eleição de Jerônimo Rodrigues (PT). “Me arrisquei, nos arriscamos aqui na Bahia, mas deu certo. Elegemos uma liderança nova e eu continuo no Senado”, afirmou.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana