Feira de Santana: Unidades Básicas de Saúde reforçam o cuidado com a saúde do homem durante o Novembro Azul

Campanha amplia diálogo sobre prevenção e incentiva homens a procurarem as unidades básicas de saúde

Neste mês de novembro, as unidades básicas de saúde (UBS) de Feira de Santana, administradas pelo Instituto Nacional de Saúde e Vida (INSV), estão ainda mais mobilizadas para acolher e orientar os homens sobre a importância do cuidado preventivo e do acompanhamento regular da saúde.

A campanha Novembro Azul vai muito além da prevenção ao câncer de próstata. O movimento também busca ampliar o olhar para a saúde integral do homem, abordando temas como hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental e hábitos de vida saudáveis — fatores determinantes para a qualidade de vida e o bem-estar masculino.

Durante todo o mês, as UBS de Feira de Santana se transformam em espaços de cuidado, escuta e informação, com ações educativas, palestras, aferição de pressão e glicemia, atualização da caderneta de vacinação e incentivo à realização de exames preventivos.

Muitos homens ainda procuram o serviço de saúde apenas quando já estão doentes. O Novembro Azul é uma oportunidade para mudar essa realidade, mostrando que a prevenção salva vidas e que as unidades básicas estão de portas abertas para acolher e orientar. As equipes de saúde reforçam que o autocuidado masculino é um ato de responsabilidade e amor próprio, e que a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada ideal para quem deseja acompanhar sua saúde de forma contínua e segura. Por isso, convidam a população masculina a procurar a unidade básica mais próxima e participar das atividades do Novembro Azul.

Related posts

“Crianças não são mães e estupradores não são pais”, critica Procuradora da Mulher da Câmara de Salvador sobre avanço de decreto que dificulta aborto em vítimas de violência

Saúde do homem vai além do câncer de próstata e inclui saúde mental

Novembro Azul: unidades de saúde se tornam ambientes de informação, acolhimento e prevenção