Federação entre PP e União Brasil pode ser definida nas próximas semanas

O vice-presidente do União Brasil, Antonio Rueda, venceu a eleição à presidência do partido.  Rueda disputava o cargo com o atual presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE), antigo aliado com quem rompeu nos últimos meses. Mais cedo, Bivar tentou impedir a realização das eleições e até anunciou o cancelamento do evento, mas a maioria do partido forçou para a convenção ser realizada. | Sérgio Lima/Poder360 - 29.fev.2024

O PP e o União Brasil avançaram as negociações para formar uma federação partidária com foco nas eleições de 2026 e um acordo entre as siglas pode ser firmado nas próximas semanas. A federação pode originar a maior legenda da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos.

A hipótese do estreitamento ganhou força com a ida do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, à convenção do União Brasil na última semana, que elegeu Antônio Rueda para o comando do partido. Segundo informações do site Poder 360, membros do UB devem se reunir nos próximos dias para debater a proposta, que é apoiada pela nova diretoria do partido: o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, estaria disposta a firmar o compromisso.

A federação União/PP contará com 109 deputados – o PL, partido com maior número de cadeiras atualmente, conta com 96 congressistas. Já no Senado, a bancada contaria com 13 membros, a segunda maior na Casa. O PSD, partido do presidente Rodrigo Pacheco (MG), conta com 16 senadores.

Related posts

Oposição no Congresso articula CPI para apurar fraude do INSS

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga, e cassação do deputado pode ser votada no 2º semestre

Vereador cogita deixar partido após federação União Brasil-PP