Ex-ministro de Bolsonaro diz que eleições na França foi um “recado” à direita brasileira

O ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro e presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, utilizou as suas redes sociais para comentar sobre a as eleições legislativas na França, marcadas pela derrota do partido de extrema-direita Assemblée Nationale (Reunião Nacional) de Marine Le Pen.

Para o parlamentar, o pleito francês deve servir para ligar o sinal de alerta para a direita brasileira. Nogueira disse que o cenário político da França tem semelhanças com o do Brasil, pois nos dois países, “os setores mais vigorosos da Direita ainda imaginam que podem, sozinhos, ser referendados pela vontade popular”, e os dois extremos “procuram o tempo todo desqualificar os que pensam diferente, mesmo que possuam inúmeros pontos de convergência com pontos centrais de sua agenda”.

“O que os acontecimentos da França demonstram é que a construção de uma maioria exige mais do que convicção. Exige a capacidade de congregar em torno de um projeto nacional, de uma nação que não possui um pensamento único, mas múltiplo, um projeto maior do que o de qualquer corrente”, escreveu Ciro Nogueira em seu perfil no X (antigo Twitter).

Para o senador, a esquerda também deve ficar atenta ao que aconteceu na eleição na França. O parlamentar destacou para o fato de a coalisão de esquerda não ter alcançado maioria absoluta na Assembleia Nacional francesa, precisando apoio de outros partidos para consolidar seu futuro governo.

“A esquerda também deve aprender com o dia de hoje. Ganhou, mas não é majoritária também. Foi a vitória da derrota. Ou a derrota da vitória. Quando os extremos se enfrentam, a fragmentação triunfa e as diferenças sobressaem. Como deve ser”, avaliou Nogueira.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho