Em meio a crise de Bivar com ACM Neto, executiva do União Brasil age para tirá-lo da presidência da sigla

Dois líderes proeminentes do União Brasil estão atualmente envolvidos em uma disputa: o deputado Luciano Bivar (PE), presidente atual do partido, e o ex-prefeito de Salvador e secretário-geral da agremiação, ACM Neto. O conflito teve início quando Bivar interveio no diretório do Amazonas e, de maneira unilateral, convocou a convenção estadual na tentativa de eleger lideranças alinhadas a ele. Desde sua fundação, o partido tem lidado com divergências internas, que se estendem para estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Acre, culminando, em alguns casos, em pedidos de desfiliação. A reportagem é do jornal “O Globo”.

Devido ao impasse no Amazonas, a maioria dos membros da direção nacional — sete entre os dez membros — emitiu uma nota de crítica a Bivar, que foi enviada aos parlamentares do partido. A insatisfação em relação ao presidente da sigla tem crescido, e um grupo dentro do União Brasil está se mobilizando para evitar sua reeleição como líder do partido. Apesar de ainda não haver um consenso sobre quem o substituiria, a ideia de impedir sua reeleição no próximo ano tem ganhado apoio.

Entre os críticos de Bivar, existe a percepção de que suas intervenções nos estados têm como objetivo principal assegurar sua maioria dentro do partido e evitar a ascensão de outros líderes. A nota enviada aos parlamentares foi assinada por ACM Neto, José Agripino Maia (ex-senador), Ronaldo Caiado (governador de Goiás), Professora Dorinha Seabra (senadora por Tocantins), Mendonça Filho (deputado federal por Pernambuco), Davi Alcolumbre (senador pelo Amapá e ex-presidente do Senado) e Bruno Reis, prefeito de Salvador.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho