O deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o Partido da Causa Operária (PCO), após a legenda convocar um ato em comemoração à resistência na Palestina. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, o ato está previsto para acontecer no dia 7 de outubro, data que marca o aniversário de dois anos dos ataques do grupo Hamas que deixaram cerca de 1.200 mortos em Israel.
“Trata-se de clara apologia ao terrorismo, incompatível com a Constituição Federal e com o regime democrático”, diz Zacarias.
Ainda na representação entregue ao MPF, o deputado diz que o PCO usou as redes sociais para comemorar o ataque do Hamas a Israel.
O parlamentar pede ainda que o MPF impeça que o PCO realize o evento e proíba qualquer tipo de divulgação da manifestação, além de congelar recursos financeiros usados no evento.
“O terrorismo não pode ser relativizado nem tratado como expressão política legítima. A Constituição é clara: o Brasil repudia o terrorismo em qualquer forma. Defender quem pratica tais crimes é atentar contra a democracia e contra os direitos humanos mais básicos”, declarou o deputado.