Delgatti é condenado a 20 anos de prisão por hackear autoridades da Lava Jato e vazar mensagens

O hacker Walter Delgatti Neto, mais conhecido como hacker da Vaza Jato, foi condenado, nesta segunda-feira (21), a pena de 20 anos e 1 mês de prisão. O juiz da sentença foi Ricardo Augusto Soares Leites, que atua como substituto na Operação Spoofing, voltada ao vazamento de conversas de autoridades ligadas à Operação Lava Jato.

“A amplitude das vítimas é imensa e poderia render inúmeras ocasiões de extorsões”, declarou o juiz. Soares Leites também afirmou que Delgatti tentou negociar a venda do material hackeado por ele para a imprensa, no valor de R$ 200 mil.

“Seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outros indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado. É reincidente, conforme comprova sua ficha criminal e possui outros registros penais“, concluiu o magistrado.

Antes de ser condenado nesta segunda-feira, Delgatti já estava preso. A prisão foi motivada porque, em outra operação, autoridades suspeitam que o hacker foi pago pela deputada federal Carla Zambelli (PL) para invadir sistemas eletrônicos do Poder Judiciário.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho