Datafolha: 35% dos brasileiros culpam Lula por tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como o principal culpado pela sobretaxa aplicada ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o que aponta a última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16), que aponta que 35% dos entrevistados culpam o petista pelo “tarifaço”.

Logo em seguida surgem os nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (17%), que está nos EUA e já admitiu fazer lobby no governo Trump pelo endurecimento das medidas punitivas contra o Brasil, como os mais citados como responsáveis pela taxação.

Além deles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também surge como possível culpado, sendo citado por 15% dos entrevistados. 7% não souberam responder, enquanto 3% afirmaram não acreditar que nenhuma das figuras citadas era responsável, e 1% diz que todos —Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes— são culpados.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o resultado surge como um revês para o governo, que vinha tentando associar a taxação americana à atuação da família Bolsonaro nos Estados Unidos, especialmente do deputado Eduardo, que reside no país desde fevereiro deste ano.

O Datafolha realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num nível de confiança de 95%.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana