O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como o principal culpado pela sobretaxa aplicada ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o que aponta a última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16), que aponta que 35% dos entrevistados culpam o petista pelo “tarifaço”.
Logo em seguida surgem os nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (17%), que está nos EUA e já admitiu fazer lobby no governo Trump pelo endurecimento das medidas punitivas contra o Brasil, como os mais citados como responsáveis pela taxação.
Além deles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também surge como possível culpado, sendo citado por 15% dos entrevistados. 7% não souberam responder, enquanto 3% afirmaram não acreditar que nenhuma das figuras citadas era responsável, e 1% diz que todos —Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes— são culpados.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o resultado surge como um revês para o governo, que vinha tentando associar a taxação americana à atuação da família Bolsonaro nos Estados Unidos, especialmente do deputado Eduardo, que reside no país desde fevereiro deste ano.
O Datafolha realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num nível de confiança de 95%.