Crise? Xi Jinping ignora cúpula do Brics no Brasil

O presidente chinês Xi Jinping não estará presente na cúpula dos líderes do Brics, grupo formado pelas maiores economias emergentes do mundo, que ocorrerá no Brasil. O encontro tem início neste domingo, 6.

Será a primeira vez em um recorte de mais de uma década em que o chefe de Estado da China não estará na cúpula, em meio ao movimento dos demais integrantes para conter a imposição de tarifas dos Estados Unidos. O prazo vai até o dia 9 deste mês.

No lugar de Xi Jinping , estará presente Lu Qiang, considerado o segundo quadro mais importante dentro da estrutura do governo chinês.

O que é Brics?
Criado em 2006 com o nome de Bric, o bloco reúne algumas das maiores economias emergentes do mundo, incluindo China, Brasil, Rússia e Índia, membros fundadores. Ao longos dos últimos anos, novos países aderiram ao grupo.

Atualmente, dez países fazem parte do Brics. São eles: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.

O Novo Banco de Desenvolvimento, associado ao grupo, é comandado por Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, alvo de um impeachment em 2016.

Related posts

CCJ de Salvador aprova projeto de Cezar Leite que veta material sobre transição de gênero para crianças

Ida de Jorge Araújo a Brasília reacende rumores sobre suplência de João Leão e de dança das cadeiras no PP em Salvador

COP30: países amazônicos anunciam monitoramento conjunto da floresta