CPMI do INSS: sessão é suspensa após bate-boca entre advogado do Careca e deputados

O depoimento do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi suspenso com 15 minutos de duração, após bate-boca entre o advogado do réu, Kleber Lopes, e alguns parlamentares.

Um dos envolvidos na confusão foi o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), que precisou ser apartado por policiais legislativos.

O Careca do INSS foi prestar depoimento após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o autoriza a ficar em silêncio. Após a decisão, o empresário disse que responderá às perguntas dos parlamentares, mas não responderia às perguntas feitas pelo relator do colegiado, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

“Em depoimentos anteriores, o relator disse que eu era um ladrão, o que mostra que é tendencioso. Por isso, não o responderei”, disse o Careca.
Já o relator subiu o tom e chamou o Careca de “ladrão”. “Estamos diante do maior ladrão dos aposentados e pensionistas desse país”.

Em resposta à fala de Gaspar, o advogado do Careca afirmou que a declaração era um desrespeito e prometeu retirar seu cliente da CPI caso ele continuasse sendo atacado pelos integrantes da comissão.

Zé Trovão interrompeu o advogado e disse que o defensor deveria ficar calado e foi em direção a ele, o que fez com que a sessão fosse suspensa por cinco minutos.

Careca do INSS alega ser inocente
Na fase inicial de seu depoimento, o Careca afirmou ser inocente e que a sua prisão preventiva, decretada no dia 12 de setembro, é fundamentada “em mentiras”.

“Sempre acreditei que a verdade seria suficiente para afastar a mentira dessa investigação. Desde o início mantive uma defesa técnica, mantive meus endereços disponíveis e total disposição para colaborar. Sou o maior interessado em esclarecer os fatos. O indivíduo com o qual mantive relações comerciais, depois de ter furtado veículos da minha propriedade, espalhou uma série de inverdades. As premissas que fundamentaram a minha prisão são equivocadas. Sou um empreendedor nato e não tenho qualquer relação com governos, seja ele municipal, estadual ou federal”, disse.

Related posts

Motoristas de Salvador poderão pagar tarifa da Zona Azul em até 72h para evitar multas

SALVADOR: 16º Centro de Saúde comemora 7 anos de gestão da Fabamed com mais de 1 milhão de atendimentos realizados

Leo Prates representará o Nordeste no programa Câmara pelo Brasil